A corrida de aventura é uma modalidade esportiva multidisciplinar praticada em
equipes, que combina várias disciplinas nenhuma delas motorizada, como mountain
bike, trekking, canoagem, técnicas verticais e orientação. O objetivo é percorrer
grandes distâncias em ambientes naturais, superando terrenos desafiadores navegando
apenas com mapa e bússola — sem uso de GPS que é proibido.
As provas variam de curtas (4 a 6 horas) até expedições de vários dias, ocorrendo
sempre de forma ininterrupta, exigindo preparo físico, habilidade técnica em todas as
modalidades envolvidas, estratégia, planejamento, resistência mental e trabalho em
equipe.
Um Breve Histórico
As primeiras corridas de aventura surgiram nos anos 1980, mas foi na década de 1990
que o esporte ganhou projeção internacional com eventos como:
Raid Gauloises (1989, Nova Zelândia) – considerada a primeira grande corrida de aventura moderna.
Eco-Challenge (1995, EUA) – transmitida em rede nacional nos Estados Unidos, ajudou a popularizar o esporte. Passou-se a ter uma edição do EcoChallenge por ano, a cada edição em um lugar diferente do planeta. A última edição ocorreu nas Ilhas Fiji em 2002
AR World Series (desde 2001) – circuito mundial formado por várias provas pelo mundo onda a cada ano uma delas é considerada a final mundial. É a prova onde se reúnem as melhores equipes do planeta.
O esporte é praticado em todos os continentes, com destaque para países como Nova
Zelândia, França, Espanha, Estados Unidos e Brasil.
O Brasil é uma das potências mundiais da corrida de aventura, tanto no histórico de
organização de eventos quanto na performance de atletas.
Década de 1990: surgem as primeiras provas no país, inspiradas nos modelos internacionais. A primeira prova no Brasil foi a Expedições Mata Atlântica (EMA), no ano de 1998, organizada por Alexandre Freitas. A prova teve uma edição expedicionária a cada ano, sempre em um lugar diferente até sua última edição em 2002 na Amazônia.
2001: é criada a CBCA – Circuito Brasileiro de Corrida de Aventura, que ajudou a consolidar e padronizar o esporte nacionalmente.
2003 surge o Ecomotion, o maior e mais longevo circuito de corrida de aventura do planeta, de organização brasileira
Brasil nas ARWS: o país já sediou etapas do AR World Series por dois anos, em 2008 nos Lençóis Maranhenses e em 2015 no Pantanal (com o Ecomotion Pro), que colocou o Brasil na rota mundial das grandes expedições.
O país se destaca por sua diversidade de terrenos, como Mata Atlântica, Cerrado,
Caatinga, Pantanal e Amazônia, tornando cada corrida única em desafios e paisagens
Modalidades Envolvidas
Uma corrida de aventura pode envolver diferentes disciplinas, como:
Mountain Bike: em trilhas, estradas de terra ou terrenos técnicos.
Trekking: travessias a pé em matas, montanhas, rios e terrenos acidentados.
Canoagem, que pode se dar por diferentes tipos de embarcação como caiaque, duck, pack raft, canoa, jangada, bote inflável e até prancha de standup. Ocorre com longos trechos de rios, ou travessias derepresas ou mar.
Orientação: navegação com mapa e bússola — habilidade central do esporte. O uso do GPS é proibido
Técnicas verticais: em algumas provas, há escalada, rapel ou tirolesa.
Travessias aquáticas: natação em rios ou lagos, em determinadas etapas.
O Que Torna Uma Equipe Vencedora?
Mais do que força física, equipes campeãs têm algo em comum:
Bons navegadores na sua formação
Boa estratégia de alimentação, sono e ritmo
Excelente resistência física e psicológica em ambientes extremos
Sábia na gestão de conflitos e tomadas rápida de decisão em ambiente hostil e de constante mudança
Distribuição eficiente de carga e esforço entre os membros
Confiança e respeito entre seus integrantes
Liderança forte que pode ser situacional
Sincronia e comunicação clara
Boa habilidade técnica em todas as modalidades
Competências Desenvolvidas no Esporte
A corrida de aventura vai muito além do desempenho esportivo. Ela ajuda a
desenvolver: